Relação do Estudo de Perfil Conceitual e a Elaboração de Avaliações sobre Equações
Thais Helena Inglêz Silva
Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-16 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este trabalho pretende investigar como o conceito de equação aparece em avaliações elaboradas por professores do Ensino Fundamental II e como estas avaliações são realizadas, verificando se o tipo de atividade proposta propicia a discussão dos múltiplos significados de equação. O conceito de equação será olhado a partir do modelo de Perfil Conceitual de Equação desenvolvido por Ribeiro (RIBEIRO, 2010) e (RIBEIRO, 2013). A pesquisa, de caráter cooperativo, tomará como participantes desta investigação a prática avaliativa de três a sete professores que irão compor um grupo de trabalho. A coleta de dados contará com entrevistas e momentos de discussão e exposição, além de atividades práticas. Pretende-se compreender como a avaliação do conceito de equação é desenvolvida por estes professores, como as discussões permitem que eles repensem e reformulem sua prática e como o modelo de Perfil Conceitual contempla o que é feito nas salas de aula. Espera-se colaborar com a formação dos professores e discutir, prioritariamente, o papel da avaliação no processo educacional e a importância de explorar, em cada momento, o significado mais oportuno de um mesmo conceito, clarificando para os alunos suas múltiplas significações coexistentes.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.