Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Etnomatemática na Formação Continuada de Professores: contribuições para ideias matemáticas da educação infantil

Patricia romão Ferreira

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo: Essa pesquisa possui como objetivo compreender o processo de desenvolvimento profissional de um grupo de professores que atuam na última etapa da Educação Infantil em processo de formação continuada com características colaborativas, ao construírem e (res) significarem conhecimentos matemáticos, utilizando-se da etnomatemática como metodologia. A fundamentação teórica considera: infância na perspectiva sociológica (PIMENTA, 2012) e a formação continuada de professores, embasada na abordagem dos estudos sobre desenvolvimento profissional docente (DAY, 1999; PONTE, 1997) e colaboração (FIORENTINI, 2005; HARGREAVES, 1998; BOAVIDA E PONTE, 2002). Elege-se o método qualitativo de estudo de caso (LUDKE E ANDRÉ, 1996) e coleta de dados será realizada em uma Atividade Curricular, Integração e Pesquisa, oferecida a 15 professores que lecionam na última etapa da Educação Infantil na rede de ensino de Sorocaba e 10 graduandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFSCar. Os instrumentos utilizados serão gravações em áudio e vídeo e as produções escritas dos encontros da ACIEPE Para tanto, utiliza-se da etnomatemática como metodologia de ensino, pois busca-se articular os elementos estruturantes do processo formativo com a diversidade, contextualização e conhecimento, potencializando o desenvolvimento profissional, pessoal e institucional dos participantes.Os resultados serão provenientes das similitudes e divergências na triangulação dos dados obtidos que irão iluminar as intenções da pesquisa e delinear o relatório.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.