Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O GeoGebra e as TIC nas Aulas de Matemática: uma análise das reflexões de professores participantes de um curso de formação continuada

Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela

Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Diversos estudos tem mostrado que os professores apresentam dificuldade em utilizar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Alguns desses profissionais utilizam-nas em seu cotidiano, principalmente no campo pessoal, no entanto, não sabem como associá-las às suas aulas. Pensando nessa problemática proponho, através de uma pesquisa de mestrado interventiva de cunho qualitativo, um curso de formação continuada a ser oferecido aos professores da rede municipal de educação da cidade de Jataí-GO. O objetivo central consiste em analisar as reflexões e compreensões dos professores participantes sobre as TIC, especialmente, do software GeoGebra no decorrer da formação. O curso será de 40 horas na modalidade semipresencial, utilizando-se o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A pesquisa tem uma abordagem histórico-dialética que intenciona verificar a evolução da concepção de utilização das tecnologias no ambiente escolar pelos professores. A metodologia envolve aplicação de questionário inicial, desenvolvimento do curso de formação continuada, elaboração e aplicação de atividades desenvolvidas pelos participantes, aplicação de questionário aos alunos, entrevista semiestruturada com os docentes. A coleta de dados dar-se-á por meio de questionários, entrevistas, conversas oriundas dos chats e fóruns, observações, atividades elaboradas e aplicadas pelos cursistas e revisão documental e bibliográfica. Todo esse material será analisado conforme a técnica de análise de conteúdo. Como resultados parciais, apresento parte da fundamentação teórica apontando os principais autores, bem como, alguns dados coletados que demonstram a dificuldade dos docentes em associar a matemática com a informática, de forma a colocar esta a serviço do processo de construção do conhecimento.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.