Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Fragmentos do Magistério: sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática na Região de São José do Rio Preto/SP

Marinéia Santos Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de pesquisa de uma investigação de Mestrado em andamento sobre a formação (Magistério) de professores que ensinam matemática nos anos iniciais na região de São José do Rio Preto – SP; bem como compreenderas movimentações político-sociais-econômicas que envolveram esta formação nas cercanias das décadas de 1980 e 1990. A pesquisa será realizada em colaboração com um projeto maior do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM), em desenvolvimento, cujo objetivo é elaborar um mapeamento (histórico) sobre a formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. A investigação é de caráter qualitativo e a metodologia adotada é a História Oral. Pretendemos utilizar fontes orais e também fontes escritas disponíveis para constituir uma narrativa histórica das situações particulares do contexto educacional paulista, bem como o caráter sóciopolítico que assinalou a formação de professores naquela região do Estado em determinada ocasião.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.