Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Potencialidades da Modelagem Matemática na construção do conhecimento matemático no Ensino Médio Politécnico.

Rodrigo Soares Saraiva

Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo do trabalho. Este projeto tem por objetivo investigar o uso da Modelagem Matemática como uma proposta pedagógica para com o processo de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Médio Politécnico. A abordagem dada é interdisciplinar e procura múltiplas áreas de conhecimento no intuito de aproximar o aluno à realidade vivida por ele fora da escola. Como embasamento teórico são bordados a politecnia, a Modelagem Matemática. Os sujeitos dessa investigação são os alunos do primeiro ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos de São Leopoldo. A coleta dos dados será feita no segundo semestre de 2013 por meio de filmagens das aulas e os mesmos serão avaliados segundo uma proposta metodológica qualitativa, consequência da natureza da pergunta diretriz, dada pelo questionamento: Como ocorre a construção de conhecimento matemático na disciplina de seminário integrado do Ensino Médio Politécnico quando vinculada a uma proposta pedagógica relacionada à Modelagem Matemática?


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.