Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Neuraídes Ribeiro Silva Ferreira

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O objetivo deste artigo é dialogar sobre a influência da formação continuada nas concepções que orientam professores no ensino da Matemática por meio da resolução de problemas no 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental no município de Cuiabá  -  MT.  O  presente  estudo  apresenta  contextualização  sobre  as  políticas  de estruturação  e  organização  da  formação  continuada  no  Brasil;  conceitos  e  principais tendências;  a resolução de problemas na formação continuada;  e apresentação de alguns dados  coletados  e  analisados  no  1º  semestre  de  2013,  referentes  à  caracterização  e formação  continuada  de  quatro  sujeitos  da  rede  pública  de  ensino,  participantes  da pesquisa. Entendemos a  relevância de tal estudo devido às discussões que vem sendo realizadas  acerca  da  formação  continuada  de  professores  dos  anos/séries  iniciais  do ensino fundamental  no que tange ao ensino da matemática. Acreditamos  que com este trabalho contribuiremos de maneira significativa para o enriquecimento das discussões e possibilidades  de  melhoria  da  qualidade  dos  processos  de  ensino  da  Matemática  por meio da resolução de problemas nos cursos de formação continuada.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.