FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Neuraídes Ribeiro Silva Ferreira
Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O objetivo deste artigo é dialogar sobre a influência da formação continuada nas concepções que orientam professores no ensino da Matemática por meio da resolução de problemas no 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental no município de Cuiabá - MT. O presente estudo apresenta contextualização sobre as políticas de estruturação e organização da formação continuada no Brasil; conceitos e principais tendências; a resolução de problemas na formação continuada; e apresentação de alguns dados coletados e analisados no 1º semestre de 2013, referentes à caracterização e formação continuada de quatro sujeitos da rede pública de ensino, participantes da pesquisa. Entendemos a relevância de tal estudo devido às discussões que vem sendo realizadas acerca da formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental no que tange ao ensino da matemática. Acreditamos que com este trabalho contribuiremos de maneira significativa para o enriquecimento das discussões e possibilidades de melhoria da qualidade dos processos de ensino da Matemática por meio da resolução de problemas nos cursos de formação continuada.
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