Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Estudo Comparativo Entre Percepções de Estudantes do Ensino Regular e EJA Acerca de Questões Financeiras

Michelle Ribeiro Amorim

Prédio: Corredor C
Sala: C4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente trabalho pretende fazer um estudo comparativo entre turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município da Serra, no Espírito Santo, nas modalidades regular e EJA, acerca de seus conhecimentos prévios de educação financeira. Para tanto, usamos o recurso das sequências didáticas elaboradas com temas do dia-a-dia, tal como a diferença entre salário bruto e líquido, que pretendia envolver os alunos de maneira crítica. A didática foi rapidamente aceita pelos sujeitos, nas duas modalidades. Fizemos uso também de uma ferramenta muito próxima de alunos adolescentes, mas não tão próxima dos alunos da modalidade EJA, no caso a internet, com o objetivo de incentivar a pesquisa. Nossa pesquisa tem cunho qualitativo, a metodologia que fizemos uso é a pesquisa participativa e, como referencial teórico, utilizamos o livro de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, que defende a promoção da autonomia e fala que a curiosidade humana vem sendo construída e reconstruída ao longo dos anos. Utilizamos D’Ambrosio que defende a pesquisa na educação matemática e a descreve como sendo “o elo entre a teoria e a prática” e também Skovsmose que sustenta parte do nosso objetivo, que é levar esses alunos a refletirem, a fazerem autorreflexões e quem sabe, também, a reagirem sobre o que não concordassem.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.