UM ESTUDO DAS CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O CURSO TÉCNICO DE METALURGIA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS
Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as considerações docentes e discentes quanto aos recursos didáticos utilizados nas práticas educativas em aulas de matemática, bem como sobre a integração curricular, no Curso Técnico em Metalurgia Integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em um estudo de caso. Identificamos os recursos didáticos e sua utilização na prática pedagógica e coletamos as considerações de alunos e professores do Curso, tendo em vista a integração curricular proposta. Os referenciais teóricos foram agrupados em quatro eixos temáticos, tendo como bases: Paulo Freire e Maria da Conceição F. Fonseca; Sérgio Lorenzato e Ubiratan D’Ambrósio; Ole Skovsmose; e Marise Ramos. Entre as conclusões realçamos que a educação de jovens e adultos requer recursos didáticos próprios, em práticas diferenciadas, que possam contemplar as especificidades culturais dos sujeitos e promover uma formação adequada para o trabalho. Percebemos que há uma necessidade de diálogo entre os professores do ensino médio com os da área técnica no sentido de suas ações para aproximar o currículo real vigente da proposta de integração curricular. Notamos convergências nas considerações docentes e discentes, como a importância do uso dos laboratórios de ensino como recursos didáticos facilitadores do ensino e aprendizagem. Entre as divergências encontramos aspectos nos materiais didáticos, como a linguagem, e questões na condução do Projeto Integrador. Como produto final elaboramos sequências didáticas, que incluem exemplos de atividades propícias a estimular a metacognição e a articulação entre conhecimentos da matemática e da área técnica de metalurgia.
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