Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A História da Matemática no Processo Educativo: concepções e perspectivas

Clovis Lisboa Santos

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


O presente trabalho é fruto de levantamentos teóricos realizados para a elaboração da dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Um dos objetivos específicos refere-se em constatar as diversas teorias e perspectivas quanto à utilização da História da Matemática no processo de ensino e, para tanto, foi realizada uma revisão literária com o intuito de conflitar tais concepções. Desse modo, buscar-se-á investigar alguns saberes concernentes às potencialidades pedagógicas da história no ensino, apontando caminhos para o ensino de alguns conceitos matemáticos, sob o aporte teórico discutido por D’Ambrósio, Mendes, Farago, Miguel, Miorin, Silva e demais estudiosos do tema. A priori, a discussão proposta nesse trabalho vislumbra parte dos estudos teóricos desenvolvido para a realização da dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemática, que propõe numa abordagem qualitativa analisar quais aspectos da História da Matemática podem contribuir para o ensino aprendizagem da matemática e como ocorre esse processo nas unidades de ensino estaduais de Teixeira de Freitas - BA. Com o intuito de perceber no processo investigatório pormenores capazes de gerar novas hipóteses ou solucionar o problema que fomentou a referida pesquisa acadêmica - “Quais são as relações encontradas pelo professor de matemática das escolas estaduais do Município de Teixeira de Freitas na Bahia entre o saber histórico de um determinado conteúdo e seu ensino?”.Palavras chaves: História da matemática. Apropriação. Ensino.

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