Educação Matemática e Inclusão no Ensino Médio: explorando possibilidades
Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Trazemos recorte de pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Vitória numa turma de 3º ano do ensino médio. Na turma tínhamos quatro alunos com deficiência visual[1]. Apresentamos um episódio onde exploramos possibilidades de aprendizagem matemática de alunos com deficiência visual incluídos em turmas de ensino comum; investigamos formas de interação dos mesmos com os demais colegas e procuramos compreender os processos de aprendizagem matemática no ensino médio dos jovens independente de habilidades ou deficiências. Na análise dos resultados verificamos que as diferentes interações e mediações estabelecidas entre todos os envolvidos foram fundamentais para a inclusão de todos os alunos da turma nos processos de ensino e aprendizagem. Constatamos também que práticas de ensino diferenciadas possibilitaram que os jovens compreendessem tópicos matemáticos estudados e que estas devem ser exploradas em outras turmas.
[1] Nesse texto quando utilizamos o termo “deficiência visual” consideramos a baixa visão e/ou cegueira total.
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