ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO DE GEOMETRIAS NA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as narrativas reflexivas feitas por licenciandos de matemática, enquanto vivenciam, analisam e pensam sobre AOE de Geometrias não-euclidianas na perspectiva lógico-histórica, Procuraremos discutir teoricamente, a partir das narrativas se, o lógico-histórico pode vir a ser considerada perspectiva didática para o ensino de Geometrias durante a formação inicial de professores de matemática. As atividades são realizadas no contexto da disciplina, seguindo o que Catalani (2002) denomina de dinâmica criativa e Sousa (2004) e Ferreira (2005) denominam de dinâmica relacional: indivíduo-grupo-classe, acrescido de um quarto momento, a postagem de uma narrativa individual em um ambiente virtual. A pesquisa de cunho qualitativo está sendo conduzida pela seguinte questão: Quais análises podemos fazer acerca das narrativas reflexivas elaboradas por licenciando de matemática, enquanto vivenciam, analisam e pensam sobre AOE de Geometrias na perspectiva lógico-histórica? Os instrumentos utilizados são: questionário, diário de campo, materiais produzidos pelos licenciandos no decorrer da dinâmica relacional e as narrativas reflexivas postadas em ambiente virtuais. Estão envolvidos na pesquisa 33 licenciandos. A pesquisa é qualitativa e os dados empíricos estão sendo analisados a partir da Análise discursiva proposta por Moraes (1999).
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.