Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Curso de Formação de Professores Primários da Escola Normal de Caetité – Ba no Período de 1925 a 1940: Análise das Transformações Curriculares do Ensino de Matemática

marcio oliveira desquivel

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do trabalho de pesquisa realizado sobre o ensino de matemática no curso de formação de professores primários da Escola Normal de Caetité-Ba no período de 1925 a 1940. A pesquisa em questão pretende analisar em que medida os movimentos de reforma da educação no país influenciaram a concepção de ensino de matemática proposta paras escolas normais da Bahia. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados como fontes as Leis, Decretos Institucionais e documentos escolares do período, bem como os anais dos cursos de férias e as revistas de Educação dos anos 1927 e 1928. Para analise das fontes foram utilizados os pressupostos teórico-metodológicos de investigação da História Cultural de Roger Chartier e a categoria Cultura Escolar de André Chervel. Nosso trabalho aponta para a constatação de que as propostas pedagógicas para o ensino de matemática no período foram fortemente influenciadas pelas concepções escolanovistas de educação e por tentativas governamentais pouco eficazes de modelar a realidade escolar a partir da imposição legal.

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