Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Os Processos Heurísticos e a Resolução de Problemas Matemáticos

Aline Cristina Cybis

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-11-25

Resumo


Neste artigo, pretendemos expor o Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Bandeirante Anhanguera. Temos como objetivo do referido projeto analisar e discutir a resolução de problemas pelo viés dos processos heurísticos apresentados pelos alunos. Durante a revisão de literatura, verificamos que há uma gama de pesquisas envolvendo a resolução de problemas, assim como muitos estudos utilizando o campo aditivo, no entanto, demos enfoque neste artigo a duas pesquisas que apresentam distintas abordagens para resolver problemas matemáticos. Como Fundamentação Teórica, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Apresentamos alguns pressupostos teóricos dos autores Polya (2006) e Mason, Stacey e Burton (1944) no que diz respeito à abordagem de resolução de problemas. 

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.