Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Alunos e seus ciclos de Modelagem Matemática

Ana Paula Zanim Lorin

Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste artigo apresentamos o projeto de pesquisa que pretendemos desenvolver. O aporte teórico diz respeito à modelagem matemática no âmbito da Educação Matemática. A questão norteadora de nossa investigação é: Como os alunos realizam atividades de modelagem matemática no contexto de uma disciplina de modelagem matemática no ensino superior? Para respondê-la, pensamos ser necessário atingir os seguintes objetivos: identificar características dos alunos durante o desenvolvimento de atividades de modelagem e identificar quais são os ciclos de modelagem matemática desses alunos durante esse processo. A coleta de dados será feita por meio de observações direta dos alunos envolvidos em atividades de modelagem matemática, questionários, entrevistas, áudio, vídeo e caderno de campo no decorrer da disciplina de Modelagem Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.