Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Contribuições do Uso de Representações Semióticas no Ensino de Sistemas de Equações no Ensino Fundamental

Michelsch João da Silva

Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Frente à análise do currículo existente e com base na forma como tradicionalmente o conteúdo de sistemas lineares de duas equações e duas variáveis é trabalhado em sala de aula, sugerimos aqui uma alternativa para abordar tal conteúdo no ensino fundamental de forma diferenciada: invertendo a ordem de apresentação do conteúdo. Buscamos o uso da tecnologia como um facilitador da aprendizagem. Mais precisamente motivamos as atividades no uso do geogebra, acreditando que a representação gráfica da solução de um sistema linear deve auxiliar na compreensão efetiva do conteúdo e encontramos nas representações semióticas os alicerces para embasar e fundamentar o artigo, uma vez que acreditamos que os alunos efetivamente compreendem o conteúdo quando conseguem modificar os registros em que os mesmos se apresentam.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.