Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Utilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para a aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática

Laércio Conceição Pedrosa Nogueira

Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente trabalho apresenta uma investigação da utilização de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática, investigação esta que está sendo realizada dentro do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Inicialmente, apresentamos uma perspectiva para a Modelagem Matemática e, a seguir, apresentamos também uma perspectiva para a própria Educação Matemática que nos leve a repensar a Modelagem e o papel do professor de Matemática ao assumirmos uma nova visão educacional. Por fim, delineamos as diretrizes metodológicas que estão norteando nossa pesquisa, que se encontra em fase de descrição e análise de dados. Concluímos apresentando características gerais do material que intentamos se tornar o Produto Educacional que será fruto de nossa pesquisa de Mestrado Profissional.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.