Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica em Cursos de Engenharia e os Estilos de Pensamento Matemático.

Eloiza Gomes

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PUC/SP, obtidos com alunos ingressantes de um curso de Engenharia. Pretende-se avaliar como as disciplinas da área de Matemática podem se beneficiarem do reconhecimento dos estilos de pensamento matemático para aprimorar o ensino e aprendizagem dos estudantes. Os estudos de estilos de Sternberg, a categorização dos estilos de pensamento matemático de Burton e os estudos de Ferri sobre este assunto fundamentam as análises deste trabalho. Foi aplicado um teste exploratório aos alunos de um curso de Engenharia, abordando conceitos inicias da Álgebra Linear: vetores, coordenadas e combinação linear. As questões foram elaboradas com a perspectiva de levantar os estilos de pensamento matemático: visual, analítico e conceitual, destes estudantes. No momento atual da pesquisa, uma análise inicial mostra que há um predomínio da combinação dos estilos visuais e conceituais, nas estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução das questões.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.