Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Como Podemos Ensinar a Multiplicação e Divisão para Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental com o Auxílio do “Segredo dos Números”

Juneor dos Santos Brehm

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho irá discutir como podemos trabalhar com o material “segredo dos números” que foi originalmente inventado pela professora Ester P. Grossi no ano de 1986 e que visa melhorar o aprendizado dos alunos perante o uso do material concreto. Este material foi modificado na forma de seus símbolos que passam a ter uma maior representação: as cartas passaram a ter símbolos na sua maioria apresentados por figuras geométricas distintas e coloridas, que ajudam a destacar um símbolo do outro. Atividades estão sendo desenvolvidas nas quais os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental são convidados a manusear o segredo e responder questões que podem ajudar os mesmos a criar conceitos sobre múltiplos e divisores. Além do jogo com o segredo, os alunos são convidados a criar as “maquetes dos números”, onde os alunos partem do número um e utilizando caminhos que passam por cada primo relativo a seus fatores primos, chegam ao número em questão. Esta ideia também está sendo aplicada com um grupo de professores que trabalham com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, onde os mesmos estão sendo colocados frente a frente com o segredo e depois de alguma explicação de seu funcionamento deverão resolver as mesmas questões trabalhadas com os alunos. Estamos nos apoiando na teoria dos Campos conceituais de Gerard Vergnaud, especificamente a teoria dos campos conceituais que envolvem multiplicação e divisão.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.