Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTUDO DAS INEQUAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA

Adil Ferreira Magalhães

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo: Este estudo procurou contribuir para o enfrentamento das dificuldades na aprendizagem das inequações através da proposição de uma sequência de atividades de sala de aula, cuja concepção parte da retomada do desenvolvimento do pensamento algébrico e funcional dos estudantes do curso de licenciatura em matemática. A ideia da construção dessa sequência de atividades é conectar e integrar, no processo de ensino, diferentes possibilidades de atuação didático-pedagógica sobre essas dificuldades. A pergunta que orientou o desenvolvimento do estudo foi, então, a seguinte: qual seria o impacto do trabalho com uma sequência de atividades desse tipo sobre a aprendizagem do tema por alunos do curso de matemática? Durante a aplicação da sequência de atividades em questão, os licenciandos trabalharam primeiro individualmente e, em seguida, em grupos, de modo a se estimular a troca de informações e reflexões. A sequência foi aplicada pelo professor de uma disciplina obrigatória do curso. Os dados que nos permitiram construir uma resposta fundamentada para a questão de pesquisa foram coletados principalmente através de cadernos de aula contendo as formas de resolução das questões que compunham as diferentes atividades realizadas pelos alunos, das notas de campo do pesquisador e, complementarmente, da gravação das aulas em vídeo. As análises nos levaram a concluir que o impacto foi positivo, porém limitado a alguns aspectos da aprendizagem sobre o tema. Nas Considerações Finais apresentamos uma interpretação dos resultados, situando este estudo em relação a outros similares, já relatados na literatura.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores.  Inequações.  Ensino e aprendizagem.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.