As contribuições de Galperin na construção do Pensamento Geométrico do Aluno Surdo
Prédio: Corredor A
Sala: A1
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O presente estudo teórico desdobra-se em analisar as implicações pedagógicas da Teoria da Formação das ações Mentais por Etapas, proposta por Piotr Yakovlevich Galperin, em decorrência de um novo olhar sobre o desenvolvimento do pensamento e assimilação de conhecimentos do aluno surdo. Este estudo traz como referencial a Teoria Histórico-Cultural, que tem como precursor o psicólogo russo Liev Semyónovich Vygotsky. Desta forma procuramos verificar como os materiais pedagógicos contribuem como mediadores na construção do pensamento geométrico por um aluno surdo do ensino fundamental. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório do tipo pesquisa ação. Este estudo encontra-se em fase de desenvolvimento, entretanto apresenta alguns resultados parciais de grande importância para os objetivos alçados nesta pesquisa.
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