Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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O Desenho e a Geometria no Ensino Primário Brasileiro no período de 1890 a 1970

Marcos Denilson Guimarães

Prédio: Corredor B
Sala: B1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente projeto tem como objetivo investigar as trajetórias do Desenho e da Geometria no ensino primário brasileiro no período de 1890 a 1970, que compreende a chegada da Primeira República até a mudança de ensino primário para ensino de 1º grau. Intenta-se com isso saber como ocorreu o processo de elementarização do Desenho e da Geometria e quais impactos sofridos em meio às inovações educacionais do método intuitivo, das propostas da Escola Nova e do Movimento da Matemática Moderna. O projeto será desenvolvido no âmbito do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, inserido num projeto maior e, que leva em consideração os estudos de André Chervel (1990) para o tratamento das disciplinas escolares, os de Roger Chartier (2009) sobre a História Cultural e os de Dominique Julia (2001) para a discussão de cultura escolar. As fontes analisadas serão os programas de ensino, os decretos, reformas, assim como os manuais didáticos, provas, cadernos de alunos e professores, artigos em revistas pedagógicas que discutam as questões relacionadas às práticas dos alunos quanto dos professores e, se possível, depoimentos orais desses sujeitos. A questão norteadora da investigação é: como diferentes pedagogias foram conformando os ensinos do Desenho e da Geometria no curso primário?


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