Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Construção de um Cenário da Formação Matemática em uma Escola Normal em Campo Grande/MS: os procedimentos metodológicos mobilizados na pesquisa

Ana Carolina de S. R. dos Reis

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta alguns elementos de uma pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, que visa construir um cenário da formação de professores na Escola Normal Joaquim Murtinho, Campo Grande/MS, evidenciando características da formação matemática oferecida nessa instituição. O estudo fundamentou-se em uma perspectiva contemporânea de investigação historiográfica e, buscando compreender esse cenário a partir de pessoas que vivenciaram essa formação, optou-se pela História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa, cuja principal característica é a criação intencional de fontes a partir de situações de entrevistas. Além das fontes orais, foram mobilizados na pesquisa fontes escritas como jornais, documentos oficiais e pessoais. A narrativa, já legitimada e usada como fonte em pesquisas de diversas áreas, foi pensada como proposta de análise nessa pesquisa, na tentativa de articular as informações e explicitar compreensões obtidas no decorrer da investigação.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.