Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Comunicação e Resolução de Problemas Utilizando o Modelo van Hiele para a Exploração Geométrica em Sala de Aula

Gilmara Gomes Meira

Prédio: Corredor C
Sala: C4
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado que se encontra em fase de desenvolvimento da pesquisa empírica e na qual enfatizamos o ensino e aprendizagem de Geometria a partir dos níveis de pensamento geométrico dos alunos de uma turma de 3° Ano do Ensino Médio. Baseamo-nos no Modelo van Hiele para identificar o nível de compreensão dos alunos pesquisados e desenvolver com eles novas tarefas. A Resolução de Problemas é para nós uma metodologia empregada no planejamento e desenvolvimento dessas tarefas. Pensando nos desafios constantes em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática, buscamos por meio dessa pesquisa, entender e até mesmo rever limites e possibilidades viabilizados mediante desenvolvimento de algumas tarefas de Geometria desenvolvidas. Dessa forma, nosso questionamento é como os alunos se comunicam ao desenvolverem atividades de resolução de problemas geométricos, segundo o modelo van Hiele e assim as possíveis contribuições ao se trabalhar com atividades interpretadas através do referido modelo e o uso de materiais concretos para o desenvolvimento da compreensão geométrica. Para o desenvolvimento das tarefas iniciais, organizamos a turma em díades, já que uma das nossas propostas é o trabalho através da interação social. Para preparação dessas tarefas, realizamos previamente uma entrevista com a professora regente a qual identificamos pelo pseudônimo Rita que apontou em seus argumentos elementos fundamentais para o planejamento e organização das tarefas. A turma em pesquisa demonstrou significativa participação e entusiasmo, fazendo-nos identificar que a grande maioria, mesmo ao término do Ensino Médio, encontra-se no nível de reconhecimento.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.