Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Resolução de Problemas no Programa dos Grupos Escolares paulistas de 1925.

Wellington Pereira das Virgens

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este texto é parte da pesquisa A resolução de problemas em tempos de escolanovismo, que, por sua vez, integra o projeto de pesquisa sobre a formação de professores do ensino primário, desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos de História da Educação Matemática no Brasil – GHEMAT. Como uma pesquisa histórica, parte da história da educação, a base teórico-metodológica utilizada para a investigação fundamenta-se do ferramental da História Cultural, que busca identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler (CHARTIER, 2002). Pretende-se verificar como eram apresentados os problemas nos programas de ensino da escola primária no Estado de São Paulo, em especial as recomendações para o primeiro ano no programa de 1925, que vigorou até 1949. As investigações nos indicam que, a utilização da resolução de problemas como recurso, ou seja, como “ferramenta” de aferição do que o aluno fixou ou não das orientações do professor, é provável que, o programa de 1925 tenha, ao contrário, incentivado a utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino de aritmética, ou seja, a partir da resolução de problemas o professor da escola primária mediaria a sistematização e formação de novos conceitos. As principais recomendações do texto do programa de ensino buscam orientar para que os problemas sejam formulados de tal maneira que possam, de alguma forma, ser aplicados na vida das crianças. Tratava-se de uma forma de conectar o que se ensinava nas aulas de aritmética com situações práticas e cotidianas, assim como faziam, também, alguns manuais para o ensino de aritmética que orientavam a metodologia escolanovista no período.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.