Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Registros de Representações Semióticas no Ensino de Probabilidade Condicional

Fábio Francisco Oliveira

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar a aprendizagem de estudantes diante de um experimento de ensino sobre probabilidade condicional, explorando diferentes registros de representações semióticas, focando nas conversões entre os registros da língua natural, simbólico e figural. O estudo foi fundamentado na teoria dos registros de representações semióticas de Raymond Duval e no Letramento Probabilístico de Iddo Gal e a metodologia de Design Experiment de Cobb et al. foi utilizada para a concepção e para a condução das atividades.  O experimento de ensino será aplicado a estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da cidade de Guarulhos. Nesse artigo, será apresentada a análise de uma aplicação preliminar realizada com dois estudantes. Esperamos que esse estudo possa contribuir para o avanço do letramento probabilístico dos estudantes e que o experimento elaborado possa representar um recurso pedagógico adicional para os professores da área de Educação Matemática.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.