Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Cyberformação de professores de matemática mobile

João Paulo Caldeira

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar como acontece a formação de professores de matemática com smartphones. Nos embasaremos na concepção de Cyberformação de professores de matemática (ROSA, 2010), tomando as tecnologias no contexto da Educação Matemática como partícipes do processo de produção do conhecimento. A Cyberformação abarca três dimensões principais: a específica (matemática), a pedagógica e a tecnológica. Em relação à última, considera o uso de tecnologias frente a ações que as inserem no processo. Ou seja, ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-tecnologias, nesse caso smartphones, é a premissa para essa formação. Focaremos o saber-fazer-com-smartphones, pois, permite contemplarmos a participação dos professores em atividades sobre Funções (tópico matemático estudado no Ensino Fundamental, Médio e Superior) construídas em uma Rede Social, vinculada à possibilidade móvel desse recurso. Isto é, a qualquer hora e em qualquer lugar o professor poderá estar em formação continuada que pode ser entendida, a partir disso, como contínua. Logo, de forma qualitativa, a pesquisa irá ser orientada pela pergunta: Como se mostra o saber-fazer-com-smartphones de professores de matemática em Cyberformação? Entendendo que esse saber-fazer-com-smartphone está condicionado à intencionalidade (BICUDO; ROSA, 2013) de cada sujeito, quando manifestada pela conexão desse com seu smartphone,  ao participar dessa formação. A produção de dados se dará entre outubro e dezembro de 2013, então, com seis professores de matemática de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, três pesquisadores convidados (mediadores) e o pesquisador desse estudo. Cada um receberá um smartphone para participar da Cyberformação.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.