Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Estudo do Conceito de Incógnitas: compreensão desses conceitos por alunos do 8º ano do ensino fundamental

Maria Elizabeth de Oliveira Borges

Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta os primeiros caminhos percorridos para o desenvolvimento da pesquisa de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática PUC-SP e tem como foco o aluno de 8º ano do Ensino Fundamental e sua compreensão do conceito de incógnitas, com questionamentos que surgiram no decorrer de minha trajetória como professora do ensino fundamental, anos finais. As disciplinas cursadas, o grupo de pesquisa PEA-MAT e as conversas com meu orientador foram responsáveis por discussões que contribuíram com a procura do suporte teórico e os caminhos a seguir em minha pesquisa. Entre os vários teóricos que envolveram o estudo e discussões durante os seminários, encontram-se os que chamaram-me a atenção, como Guy Brousseau, Saddo Ag Almouloud, Gérard Vergnaud e as revisão bibliográfica que ainda está sendo realizada. Também fica claro que a pesquisa está no estágio inicial e há muito o que fazer para sua finalização.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.