A Aprendizagem de funções por meio de um Ambiente Colaborativo Online
Roberto Mariano de Araújo Filho
Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-29
Resumo
Pretendemos neste artigo trazer algumas considerações sobre uma pesquisa de mestrado em andamento, com o foco voltado para a aprendizagem de funções numa modalidade colaborativa. Concentramo-nos, neste artigo em discutir a construção do objeto da pesquisa com suas teorias e a revisão de literatura sobre o tema. Na construção teórica do objeto da pesquisa utilizamos a teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval, a teoria CSCL sobre aprendizagem colaborativa baseada no computador. O conceito de função é também foco da fundamentação teórica, no qual abordamos: a definição do conceito de função e a abordagem deste conceito, os obstáculos epistemológicos na aprendizagem de funções. A metodologia da pesquisa encontra-se em fase de definição, portanto, trazemos na sessão de aspectos metodológicos um breve comentário sobre o que estamos visando realizar. Buscamos unir dois softwares, um de geometria dinâmica e outro que permite a colaboração, para analisar a aprendizagem de função de estudantes quando experimentam uma abordagem colaborativa sobre funções com uso dos softwares. Escolhemos como sujeitos dessa pesquisa, estudantes do Ensino Superior de uma instituição pública.
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