Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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O Professor Polivalente e a Construção da Linguagem Matemática: o Resgate do Ensino de Geometria, do Aspecto Experimental à Abstração do Pensamento

Antonia Givaldete Silva

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo




A presente pesquisa objetiva analisar se
os professores polivalentes de um determinado contexto social (um município de
Alagoas), sentem-se preparados para lidar em sua sala de aula com o uso de
diferentes linguagens, principalmente com a linguagem matemática. Discute-se em
seguida sobre o(a) professor(a)
polivalente e as diferentes linguagens presentes na sua formação, o lugar da
linguagem matemática nessa formação, bem como, a linguagem como materialização
do pensamento. Em seguida, apresenta-se um breve histórico do ensino da Geometria
e a Geometria como linguagem da abstração. Para aprofundar essas investigações,
faremos algumas reflexões, junto aos teóricos como Curi (2005), Ávila (2010),  Berlinghoff (2010), Romanowski (2007), bem
como as contribuições de Imenes (2008), Machado (2011) ,Oliveira (2011),  Toledo (2009), entre outros.




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