Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Professoras que ensinam matemática para crianças em formação continuada num grupo de estudos: narrativas e reflexões

Lydia Marcia Braga Bazet

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo:

 

Esta pesquisa de cunho qualitativo se propõe investigar diferentes práticas pedagógicas narradas por professoras que ensinam matemática para crianças no Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM-ES). O grupo é formado por professores e outros profissionais da educação do estado do Espírito Santo. Esse grupo se reúne semanalmente para discutir, trocar experiências e instigar mudanças de atitudes e procedimentos em sala de aula, a partir de investigações e reflexões sobre situações vivenciadas em suas práticas pedagógicas. Buscamos entender, através de narrativas produzidas no/para o grupo de formação continuada, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a forma como se dá o processo de produção de conhecimento. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e tem como abordagem metodológica aspectos da pesquisa narrativa e da pesquisa-ação,  que enfatiza mais o processo  que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. Vale destacar que as colaboradoras dessa pesquisa serão quatro professoras que lecionam matemática para crianças e que fazem parte do GEEM-ES. Para coleta de dados serão utilizados os seguintes procedimentos: aplicação de questionário para identificação dos diferentes perfis dos sujeitos de pesquisa, de suas vivências docentes e de sua inserção no GEEM; observação e registros de narrativas de experiências; gravações em áudio de discussões em reuniões; portfólios; e realização de entrevistas. A análise dos dados está presente em vários estágios da investigação, tornando-se mais sistemática e mais formal após o término do levantamento de dados.

 

 

 


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