Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O SIGNIFICADO DO CONCEITO DE FUNÇÃO.

Lívia Oliveira Vasconcelos

Prédio: Corredor B
Sala: B1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


. Nessa pesquisa queremos compreender como a interação de um grupo, constituído de diferentes personagens interessados pelo ensino de matemática poderá (ou não) proporcionar aos participantes uma oportunidade de discutir, refletir e negociar significados relacionados ao conceito de função. Escolhemos esse conceito, pois já tivemos a oportunidade de estudá-lo dentro da perspectiva lógico-histórica e defendemos que isso nos possibilita fazer algumas interpretações sobre essa experiência de articulação entre saberes dos alunos da licenciatura e pedagogia, analisando quais significados se tornam mais marcantes dentro dessa discussão e se há uma transformação do discurso desses participantes ao longo dos estudos. Como instrumento de coleta de dados, destacamos a produção de narrativas escritas, pois acreditamos que essa ferramenta proporcionará aos envolvidos uma oportunidade de refletir sobre a influência do grupo no seu processo de formação bem como nos fornecerá um conjunto de dados que permitirão conhecer as compreensões realizadas pelos sujeitos dentro do grupo. Para a estruturação desse trabalho estudaremos obras que sejam significativas no sentido de: ampliar os estudos sobre o conceito de função; compreender melhor as potencialidades da escrita narrativa na formação profissional, discutir os conceitos de ressignificação e reciprocidade e conhecer pesquisas que focam experiências similares, cujo foco do trabalho também seja o conceito de função.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.