Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Aprender Matemática brincando: um jogo de razão e proporção para videntes e cegos

Natalia Souza

Prédio: Corredor A
Sala: A1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta um recorte da pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade que foi realizada com alunos videntes e uma aluna cega. O conteúdo matemático abordado nas tarefas foi razão e proporção. Para tais tarefas, foi desenvolvida uma ferramenta tátil e sonora conectada ao computador. Neste trabalho usamos as teorias de Vygotsky (2007a, 2007b) como base para análise e desenvolvimento das atividades. Os procedimentos metodológicos estão ligados ao método da dupla estimulação de Vygotsky (2007a, 2007b) e entrevistas baseadas em tarefas Goldin (2000). As estratégias utilizadas em atividades que abordam o conteúdo de razão e proporção podem ser observadas no problema Mr. Short e Mr. Tall (Williams; Misailidou, 2002). Este trabalho apresentará um pré-teste que foi aplicado com quatro duplas; duas duplas cursando a 8ª série do Ensino Fundamental e as outras duas duplas cursando a 6ª série do Ensino Fundamental, sendo que uma dessas duplas foi composta por uma aluna cega e uma vidente. Cada partida do jogo durou em média de trinta minutos. Podemos perceber que ao final das atividades os alunos ficaram satisfeitos com as atividades e a proposta de jogo. Como esta foi a primeira atividade e primeiro uso da ferramenta, as análises desta aplicação nos orientarão para futuras alterações na ferramenta e nas atividades.

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