Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Percepção dos Alunos sobre a Inclusão no Proeja através do Material Didático de Matemática

Marcia Brandão Santos Cade

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este estudo apresenta uma investigação sobre as percepções dos alunos sobre o material didático de  matemática  elaborado  pelo  grupo  de  estudo  de  educação  matemática  -  Gemp  para  o  Programa  de Integração da Educação Profissional Técnica ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, no Instituto Federal do Espírito Santo-Ifes/Campus Vitória-ES. O objetivo é analisar as variáveis que afetam o processo ensino-aprendizagem de matemática por meio do material didático elaborado e o impacto que produz nos alunos do Proeja. Para tal análise, foram consideradas as opiniões dos alunos envolvidos no programa, tomando como referência o modelo CIPP de avaliação proposto por Stufflebeam e Skhinfield.A amostra foi de 116 alunos do programa. A coleta de dados foi através de questionário fechado e aberto. O primeiro instrumento usado foi um questionário escala Likert que inclui quatro níveis de análise: Contexto, Insumos, Processo e Produto. O segundo instrumento foi um questionário com questões abertas para identificar os méritos e os aspectos deficitários conseguidos com o material didático, frente à questão do ensino e aprendizagem de matemática. A abordagem de investigação foi qualitativa e o método descritivo. Os resultados revelam o impacto positivo e negativo conseguidos com o uso do material didático de matemática no programa segundo as percepções dos alunos.

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