Percepção dos Alunos sobre a Inclusão no Proeja através do Material Didático de Matemática
Marcia Brandão Santos Cade
Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este estudo apresenta uma investigação sobre as percepções dos alunos sobre o material didático de matemática elaborado pelo grupo de estudo de educação matemática - Gemp para o Programa de Integração da Educação Profissional Técnica ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, no Instituto Federal do Espírito Santo-Ifes/Campus Vitória-ES. O objetivo é analisar as variáveis que afetam o processo ensino-aprendizagem de matemática por meio do material didático elaborado e o impacto que produz nos alunos do Proeja. Para tal análise, foram consideradas as opiniões dos alunos envolvidos no programa, tomando como referência o modelo CIPP de avaliação proposto por Stufflebeam e Skhinfield.A amostra foi de 116 alunos do programa. A coleta de dados foi através de questionário fechado e aberto. O primeiro instrumento usado foi um questionário escala Likert que inclui quatro níveis de análise: Contexto, Insumos, Processo e Produto. O segundo instrumento foi um questionário com questões abertas para identificar os méritos e os aspectos deficitários conseguidos com o material didático, frente à questão do ensino e aprendizagem de matemática. A abordagem de investigação foi qualitativa e o método descritivo. Os resultados revelam o impacto positivo e negativo conseguidos com o uso do material didático de matemática no programa segundo as percepções dos alunos.
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