Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Geometria nos Anos Iniciais: relação entre professores e materiais curriculares

Débora Reis Pacheco

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado em andamento que está sendo desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores" e insere-se no Projeto "Relações entre professores e materiais que apresentam o currículo de Matemática: um campo emergencial ". Nesta pesquisa pretendemos compreender como se dá a relação entre professores e materiais curriculares, específicos do tema Espaço e Forma, e como crenças e conhecimentos dos professores podem influenciar o uso destes materiais. Assim, neste artigo apresentaremos a fundamentação teórica baseada nas pesquisas de Van Hiele (apud Crowley, 1994), Parzysz (1988, 2006), Clements et al (1999) que discutem fases do ensino-aprendizagem de Geometria, além de Brown (2009) que traz discussões sobre como o professor relaciona-se com os materiais curriculares e como os utiliza em sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizará como procedimentos metodológicos a observação da prática em sala de aula de 5 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o tema Espaço e Forma, entrevistas e análise dos materiais curriculares utilizados pelos professores participantes, em especial o Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.