A Construção de Conhecimentos sobre o Ensino de Álgebra em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo
Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-16 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado de natureza qualitativa que tem como objetivo investigar as contribuições da formação inicial de professores de matemática na construção de conhecimentos sobre ensino de Álgebra no ciclo II do Ensino Fundamental. O processo de coleta de dados configura-se por meio de revisão bibliográfica, análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPP) de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo, das ementas e das bibliografias utilizadas nas disciplinas relacionadas à Álgebra e o seu ensino, de entrevista com os professores de tais disciplinas, bem como do acompanhamento do processo de formação do licenciando por meio de questionário, entrevista e aplicação de casos de ensino. Em síntese, a análise do PPP, das ementas e bibliografias das disciplinas indicam alguns indícios da relação entre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar. Quanto às concepções de Álgebra dos participantes da pesquisa, preliminarmente, observa-se que quando definem Álgebra se reportam ao seu caráter pragmático, a uma linearidade do seu desenvolvimento. No entanto, ao justificarem o motivo porque se aprende Álgebra remetem-se à integração da Álgebra a outros campos da matemática e a outras áreas do conhecimento, sendo reconhecida pelo seu papel instrumental, como ferramenta para resolver problemas.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Álgebra. Licenciatura em Matemática.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.