Estratégias docentes para o ensino de Matemática em turmas heterogêneas
Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este trabalho apresenta a síntese de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo geral analisar práticas pedagógicas de professores de Matemática, a partir do ponto de vistas dos mesmos, considerando os anos finais do ensino fundamental e em turmas que apresentam níveis muito diferenciados de conhecimentos matemáticos. Na primeira etapa da pesquisa foi enviado um questionário para aproximadamente trezentos professores de Matemática do 3º ciclo da Rede Municipal de Belo horizonte. Entre os cento e dez professores que responderam a esse questionário foram selecionados, para serem entrevistados, nove sujeitos que acreditam ser possível promover aulas em turmas muito heterogêneas, no que tange à aprendizagem dos conteúdos matemáticos, e que procuram trabalhar nessa perspectiva. Para nossas análises, sistematizamos o conceito de “estratégia” como o conjunto de ações planejado e desenvolvido por cada docente, visando as aprendizagens em suas turmas heterogênas. Ao reconhecer, nesse grupo de professores, práticas consideradas bem sucedidas, essas estão sendo estudadas na intenção de procurar compreender quais são os fatores que possibilitam a obtenção dos resultados esperados. As respostas para essa questão, em nossa expectativa, podem estar relacionadas à qualificação do professor, às metodologias inovadoras, ao uso de recursos didáticos específicos, às relações estabelecidas entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem e provavelmente a uma combinação de dois ou mais desses fatores, entre outros. As análises dos dados produzidos nesta pesquisa pretendem contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da melhoria da qualidade do ensino de Matemática, principalmente nas escolas públicas brasileiras.
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