Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Aprendizagem em um Ambiente Construcionista na Modalidade de EaD: explorando conceitos de Derivadas com uma turma de Licenciatura em Matemática

Vanessa Rodrigues Lopes

Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este texto apresenta um estudo inicial de uma pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa tem por objetivo analisar a (re)construção de conhecimentos relacionados à Derivada, por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, em um ambiente construcionista, na modalidade EaD. Sendo assim, apresentamos estudos do referencial teórico da pesquisa relacionados à abordagem construcionista o ciclo de ações e a espiral de aprendizagem. Também são apresentados os objetivos da pesquisa e procedimentos metodológicos. Espera-se que o ambiente construcionista, que será cenário da experimentação proposta, possa contribuir para a construção de conhecimentos pelos alunos. Acredita-se que pesquisas como esta contribuam para o campo de pesquisas em Educação Matemática, por investigar a aprendizagem com uso de tecnologias digitais no Ensino Superior. A pesquisa pode contribuir também com pesquisas na área de EaD, por investigar a construção de conhecimento e a interação entre sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.