Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Mobilização do Conhecimento Matemático na Disciplina de Caldeiraria

Valéria Guimarães Moreira

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Esse trabalho apresenta parte de uma pesquisa de doutorado que se encontra na fase inicial da coleta de dados. O objetivo da pesquisa é verificar quais conhecimentos matemáticos são mobilizados no cotidiano de aulas de diversas disciplinas do curso técnico integrado ao médio e também verificar como essa Matemática e as experiências escolares durante o curso técnico se articulam e moldam o fazer matemático dos alunos desse curso. Nesse texto descrevo a metodologia construída para a pesquisa e apresento o Curso Técnico de Mecânica Industrial como o escolhido para o ambiente da coleta de dados. Será observado o trabalho com a Matemática em disciplinas técnicas do primeiro ao terceiro ano do curso e, posteriormente, serão conduzidas entrevistas em grupo com alunos. Além disso, nesse texto exponho alguns episódios das aulas da disciplina de Caldeiraria já observadas e apresento uma primeira análise destes a partir do conceito de “comunidades de prática” proposto como referencial teórico. Essa primeira análise apresenta indícios de que essa disciplina contribui para a construção de um conhecimento matemático que é próprio da comunidade de alunos observada.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.