Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Ensino e Aprendizagem de Matemática e Educação do Campo em uma Escola Comunitária Rural

Cidimar Andreatta

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esse texto apresenta parte da pesquisa de mestrado, concluída em julho de 2013, que teve como objetivo investigar momentos educativos experimentador por estudantes, em aulas da área de conhecimento de matemática, na turma do sétimo ano do ensino fundamental, do ano letivo de 2012, da Escola Municipal Comunitária Rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, localizada no Distrito de Ângelo Frechiani, município de Colatina, Estado do Espírito Santo. A maneira como a práxis pedagógica é percebida pelos estudantes, na tentativa de identificar se o ensino e aprendizagem de matemática contribuem para sua formação, configurou como justificativa central para o desenvolvimento da pesquisa, que se processou por meio de um estudo teórico-prático acerca do ensino e aprendizagem de matemática e educação do campo em uma escola comunitária rural, com a aplicação de instrumentos de pesquisa como: situações-problemas, observações de aula, questionários semiestruturados e diário de campo. Os resultados da pesquisa evidenciam que é possível desenvolver uma prática pedagógica que valorize a cultura campesina. Mais do que isso, os resultados direcionam que a compreensão dos conteúdos matemáticos é mais significativa quando desenvolvidos em ambientes contextualizados, favorecendo a integração entre os conhecimentos cotidianos e escolares.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.