Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A História da Matemática e a Etimologia de seus Termos como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem

Léa Paz da Silva Feliciano

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-11-25

Resumo


Na presente pesquisa, em andamento, temos como proposta investigar a origem da Matemática  e a etimologia de alguns termos utilizados na Matemática desde sua origem até o final da Idade Antiga. Considerando que o desenvolvimento da Matemática não se deu dissociado da História da evolução humana pretendemos apresentar um panorama da História da Humanidade onde a Matemática surge das necessidades do homem em sua vida cotidiana. Tem-se como objetivo ao final desta investigação apresentar um material didático que possa ser utilizado como ferramenta para o professor em suas aulas no Ensino Fundamental e Médio.  O referencial teórico que servirá como base para esta pesquisa bibliográfica tem como principais autores Ubiratan D’Ambrósio, Antônio Miguel, Sérgio Nobre, Mario Eduardo Viaro, Euclides, Gordon Childe.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.