Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Práticas de Professores de Matemática em Cursos de EJA nas Séries Finais do Ensino Fundamental em Betim-MG no Período de 1988-2007

Ana Rafaela Correira Ferreira

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta considerações de uma pesquisa de doutorado em andamento que pretende investigar a história das práticas de professores de matemática em cursos de EJA nas séries finais do Ensino Fundamental, no período de 1988 a 2007, oferecidos pela rede pública municipal de Betim-MG. Considerando o período compreendido entre a promulgação da Constituição Federal de 1988 e o ano de 2007, anterior à implantação da estrutura atual de funcionamento da EJA em Betim, nosso interesse é investigar a inserção da Matemática como disciplina escolar nesses cursos para estudantes jovens e adultos e como os professores de matemática desses cursos atuavam. Analisar essas práticas pressupõe, a nosso ver, entender o contexto social da época, a inserção da matemática como disciplina curricular nesses cursos, bem como as tendências evidenciadas para o ensino de matemática naquele contexto. Como procedimentos metodológicos, realizaremos entrevistas com alguns professores sob a metodologia da História Oral (GARNICA, 2003; GARNICA, 2010). Além disso, pesquisaremos documentos do período, visando identificar as tendências para o ensino de matemática que vigoravam para essa modalidade de ensino. De posse desse material, descreveremos e analisaremos a atuação desses professores de matemática no contexto da EJA, destacando as especificidades do ensino para esse perfil de estudante. Inicialmente, a análise será desenvolvida na perspectiva dos saberes experienciais de Tardif (2002). Ao analisar essas práticas educativas em matemática na EJA nosso objetivo é refletir, no sentido de contribuir para elaboração de estratégias para a formação de professores que atuarão na EJA.


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