Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Apropriação de Práticas de Letramento e de Numeramento no ProJovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens)

Viviane Cabral

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


 O presente trabalho é um recorte do meu projeto de pesquisa do doutorado, em fase de trabalho de campo. A etapa do  6º ao 9º ano do Ensino Fundamental apresenta para o sistema escolar uma nova demanda de práticas educativas em função de um novo perfil de jovem e de sociedade. Com efeito, a escola busca  parceiros que a ajudem no desafio de educar as crianças e os adolescentes que chegam trazendo consigo uma realidade social muito dura, fruto da não garantia de seus direitos à moradia, à alimentação, à saúde e ao afeto. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é visto pelo sistema educativo como um parceiro importante que pode apoiá-lo na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos, renovando as esperanças de que os seus direitos sejam garantidos, incluindo-se entre esses o direito de serem jovens. Na perspectiva de discutir possibilidades e limites dessa parceria é que esta pesquisa busca investigar os processos de apropriação de práticas de letramento (e, entre elas, as práticas de numeramento) protagonizadas pelos jovens nas atividades do Projovem Adolescente vivenciadas por eles no Cras.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.