Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Explorando possibilidades da tecnologia informática crianças surdas

Amanda Queiroz Moura

Prédio: Corredor A
Sala: A1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A educação inclusiva, tem se tornado um paradigma dentro da educação. Vivendo em uma sociedade ouvinte, percebemos que os Surdos muitas vezes não encontram oportunidades para desenvolver seu potencial cognitivo. Porém, com os avanços da tecnologia, abriram-se nossas possibilidades de interação dos surdos com o mundo, favorecendo a inclusão destes. Pensando nisso, resolvemos investigar os processos de ensino e aprendizagem por meio do uso de tecnologia informática de crianças Surdas no contexto da matemática, a fim de verificar quais as contribuições que pode haver no estudo da matemática para estas crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que terá como metodologia norteadora o Design Experiment. Esta opção metodológica atende aos objetivos da pesquisa uma vez que, o foco está nos significados construídos pelos estudantes durante as tarefas propostas por meio do uso de tecnologia informática e ela é utilizada para compreender o raciocínio e a aprendizagem matemática de estudantes. Tais tarefas serão elaboradas na perspectiva da investigação matemática na qual os alunos são convidados a formularem questões e buscarem explicações.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.