Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Os Pressupostos Freireanos nas Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática

Neomar Lacerda da Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar e descrever como, e em quais situações, os pressupostos freireanos, presentes nos documentos oficiais que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de Vitória da Conquista (BA), influenciam a prática pedagógica de professores de Matemática. Para analisar e descrever tais pressupostos posicionamo-nos ao lado de uma abordagem qualitativa. Teremos como sujeitos da pesquisa os professores de Matemática que lecionam na EJA na rede municipal de Vitória da Conquista (BA) e, para coleta de dados, serão utilizados os documentos pertinentes à prática pedagógica desses professores, o grupo focal, a observação da prática pedagógica e o diário de campo. As categorias para análises dos dados são: práticas pedagógicas dos professores de Matemática, os pressupostos freireanos e a Educação de Jovens e Adultos. A organização, análise e interpretação dos dados constituem um processo de sistematização de novos conhecimentos, análise, reflexão sobre o referido objeto de estudo, considerando um contexto social.

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