Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Dificuldades e Erros em Matemática de Alunos do 1º Ano da Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio na Modalidade Integrada: reflexões e desafios

Maria Luisa Perdigão Ramos

Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este projeto refere-se a uma pesquisa em desenvolvimento que utiliza o método qualitativo e cujo objetivo é detectar e identificar as dificuldades e erros em matemática apresentados por alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio na modalidade integrada. Para atingir tal objetivo, três questões problemas foram levantadas: Que tipos de erros matemáticos os alunos do 1º ano de nível médio na modalidade integrada do curso Técnico em Eletrotécnica cometem na resolução de atividades propostas na disciplina de matemática? Que dificuldades esses alunos afirmam ter que os levam a não resolver uma atividade matemática com sucesso? Que subsídios as análises realizadas podem dar ao enfoque da disciplina de matemática? A investigação será realizada com os alunos da turma B do curso Técnico em Eletrotécnica do Cefet-MG em Belo Horizonte. Os dados serão coletados utilizando-se três instrumentos de investigação – questionário, teste contendo questões sobre o conteúdo estudado no 1º semestre do ano letivo e entrevista. As etapas a serem realizadas na análise de conteúdo dos dados seguirão os critérios de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Com a análise dos questionários respondidos será possível traçar o perfil dos alunos e levantar o grau de dificuldades apresentado por eles no Ensino Fundamental e Médio, além do grau de contribuição do Ensino Fundamental para com o Ensino Médio. Através dos testes e das entrevistas responderemos as duas primeiras questões levantadas. Relacionando os instrumentos de investigação e os referenciais teóricos, responderemos à terceira e última questão.


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