Refletindo sobre a Formação Inicial e o Ensino-Aprendizagem de Álgebra a partir da Experiência no PIBID
Euléssia Costa Silva
Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este artigo tem por finalidade esboçar o caminho para a escolha do embasamento teórico e procedimentos metodológicos de uma pesquisa de Mestrado em andamento que está sendo desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de estudo de caso e tem como objetivo verificar como os licenciandos em Matemática, por meio de suas ações no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), se formam a partir de suas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Álgebra, e sobre sua prática docente. Para alcançar tal objetivo, este trabalho terá, inicialmente, como embasamento teórico as reflexões Schon (2000), Shulman (1986) e, Lins e Gimenez (2005). A coleta de dados está sendo realizada por meio de questionários, observação de ações dos bolsistas na escola e das discussões durante as reuniões do programa. Pretendemos verificar se esses licenciados em Matemática, por meio de suas ações no PIBID, refletem sobre a sua prática docente e sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra, contribuindo assim com a sua formação inicial.
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