Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Refletindo sobre a Formação Inicial e o Ensino-Aprendizagem de Álgebra a partir da Experiência no PIBID

Euléssia Costa Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo  tem por finalidade esboçar o caminho para a escolha do embasamento teórico e procedimentos metodológicos  de  uma  pesquisa  de  Mestrado  em  andamento  que  está  sendo  desenvolvida  no  Mestrado Profissional  do  Programa  de  Pós-graduação  em  Educação  em  Ciências  e  Matemática  (EDUCIMAT)  do Instituto  Federal  de  Educação  do  Espírito  Santo  (IFES).  Caracteriza-se  como  uma  pesquisa  qualitativa  de estudo de caso e tem como objetivo  verificar  como os  licenciandos em Matemática, por meio de suas ações no  Programa  de  Institucional  de  Bolsas  de  Iniciação  à  Docência   (PIBID),  se  formam  a  partir  de  suas reflexões  sobre o  ensino-aprendizagem de Álgebra,  e sobre sua  prática docente. Para alcançar tal objetivo, este  trabalho  terá,  inicialmente,  como  embasamento  teórico  as reflexões  Schon (2000),  Shulman  (1986)  e, Lins  e  Gimenez  (2005).  A  coleta  de  dados  está  sendo  realizada  por  meio  de  questionários,  observação  de ações  dos  bolsistas  na  escola  e  das  discussões  durante  as  reuniões  do  programa.  Pretendemos  verificar  se esses  licenciados  em Matemática,  por meio de suas ações no PIBID,  refletem sobre a sua prática docente e sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra, contribuindo assim com a sua formação inicial.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.