Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise da construção de Pictogramas no contexto da aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade

Flávia Batista Santos

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Objetiva-se com esta pesquisa analisar os Pictogramas 3D construídos por alunos cegos e videntes no contexto da aprendizagem de Probabilidade utilizando uma versão adaptada da maquete tátil proposta por Vita. Essa maquete é composta por: artefatos e tarefas de reconhecimento visual e/ou tátil e tarefas da sequência de ensino Passeios Aleatórios do Jefferson (SE PAJ). Na SE PAJ aborda-se conceitos básicos de Probabilidade no contexto de uma experimentação aleatória para determinar qual amigo Jefferson deve visitar. As tarefas para construção dos Pictogramas representam tanto as frequências observadas no experimento aleatório, quanto as frequências esperadas na árvore de possibilidades, do número de visitas de Jefferson aos seus cinco amigos. Os sujeitos dessa pesquisa serão seis alunos cegos e videntes de turmas regulares do ensino médio de escolas públicas dos municípios de Itabuna, (BA), Rio Claro (SP) e São Paulo (SP). Os dados serão coletados por meio de filmagens; registros escritos dos alunos e audiogravação, especificamente, durante a construção gráfica. A análise dos pictogramas será feita sob a perspectiva do letramento probabilístico proposto por Gal e também pela classificação proposta por Watson a partir da Taxonomia SOLO - Structure of Observed Learning Outcomes, sendo que esses gráficos serão categorizados, de acordo com a complexidade estrutural e o número de conceitos exigidos na mesma. Esperamos que essa pesquisa contribua com reflexões sobre o desenvolvimento de atividades escolares que possibilitem a aprendizagem num espaço colaborativo entre alunos cegos e videntes e que, por conseguinte, auxiliem no desenvolvimento do letramento Probabilístico dos mesmos.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.