Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Possibilidades de relação entre sujeito e o conhecimento matemático: práticas sociais e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem

Carla Cristina Pompeu

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho trata do estudo das relações entre sujeito e conhecimento matemático, levando em conta o sujeito social e a especificidade deste sujeito e suas contribuições no processo de aprendizagem em contextos distintos. Com o objetivo de aprofundar os estudos no tema e analisar as relações entre sujeito e matemática em situações diversas (escolares e extraescolares), neste trabalho será feita análise bibliográfica de estudos que tratem dos diferentes tipos de relações e interações presentes nos processos de aprendizagem, das dimensões sociais do ensino de Matemática e da relação que os sujeitos estabelecem com o saber matemático. Charlot, Lave, Boltanski, Dewey e Bishop, são autores que, entre outros, permitem o aprofundamento de abordagens de cunho sociológico e filosófico de diferentes questões do campo educacional e, em particular, da área de Educação Matemática. O desenvolvimento do projeto requerera um estudo de campo visando identificar, analisar e discutir os raciocínios, argumentos, estratégias, soluções e dificuldades mobilizadas em distintos contextos e situações de aprendizagem da matemática.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.