Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Práticas Reflexivas Colaborativas na Formação Continuada de Professores de Matemática para a Utilização da TIC

Suelen Masson Zeraik

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O objetivo desta comunicação é discutir a proposta de pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que busca compreender o processo formativo e reflexivo de professores de matemática de um grupo colaborativo pautados na inserção do uso de TIC em suas práticas pedagógicas. Partindo do pressuposto teórico das dificuldades de inserção das TIC na prática do professor, formula-se a pergunta que norteia o estudo: Como se dá o processo formativo e reflexivo colaborativo de professores de matemática para utilizarem tecnologia da informação e comunicação na sua prática pedagógica? A pesquisa é qualitativa participativa e tem como objeto de investigação um grupo colaborativo formado por professoras de matemática da região de Americana/SP que lecionam desde o ensino básico até o ensino superior. Para esta comunicação será apresentado uma análise prévia das características do grupo e dos sujeitos investigados a partir de seus relatos e escritas. A pesquisa também utilizará: questionário inicial e narrativas de práticas pedagógicas escritas; gravações de áudio dos encontros presenciais do grupo; escritas e discussões em espaço virtual de aprendizagem e e-mails;  observação participante esporádicas das práticas dos professores quando utilizarem atividades planejadas e/ou discutidas no grupo.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.