Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Uma Perspectiva Conceitual para o Ensino das Estruturas Aditivas e Multiplicativas na Transição do 5º para o 6º anos do Ensino Fundamental

Sandra Maira Zen Zacarias

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Apresenta-se um projeto de pesquisa de Doutorado em Educação Matemática, que será desenvolvido no interior de um projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que envolverá aproximadamente 192 colaboradores, sendo 28 formadores e 154 nucleadores.  Tem-se como objetivo provocar, em professores do 6º ano, uma reflexão sobre os conteúdos, conceitos e metodologias utilizados no ensino de Matemática do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, para que tenham subsídios para compreender as dificuldades dos alunos no 6º ano, em razão da transição do 5º para o 6º anos do Ensino Fundamental; e ainda promover uma discussão, com esses professores, para que percebam a importância de subsídios teóricos na prática pedagógica, no caso dos campos aditivos e multiplicativos. Toma-se como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1996) e o público alvo será um grupo professores de Matemática dos sextos anos, que lecionam na rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Pretende-se utilizar 10 encontros de 16 horas para cada segmento, ou seja, para os formadores a nível central, para os nucleadores nas diretorias de ensino e também para os professores.


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